Login
 en | pt
 

 

05-12-2017

O prémio EDP destina-se a galardoar as entidades utilizadoras da rede da EDP Distribuição que demonstram ter conseguido melhorias de eficiência energética ou de produtividade em resultado da adoção de métodos e processos elétricos adequados, bem como na implementação de boas práticas ambientais junto dos seus colaboradores, familiares e meio social. 

A Grestel foi distinguida entre 267 candidaturas, 142 da categoria Indústria, reflexo da sua melhoria nos domínios da eficiência energética e sustentabilidade ambiental com o arranque da terceira unidade fabril – Grestel 3 - no início do ano. Com uma área coberta de 11.000 m2, a construção da nova fábrica foi pensada e concebida com uma preocupação pela eficiência energética e qualidade ambiental ao mais alto nível, sendo dotada de materiais e equipamentos que utilizam de forma racional a energia, resultando numa poupança energética superior a 30%.

Para esta eficiência, salienta-se, entre outros:

a) Forno túnel de 50 metros, o mais moderno e eficiente existente em Portugal que tem associado equipamentos de gestão de energia de alta tecnologia que permitem obter um ganho de 30% no consumo específico;

b) Sistema de ar comprimido montado só com compressores de velocidade variável e com tubagens que permitem a maximização da eficiência energética e a minimização das perdas e fugas;

c) Colocação de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias e painéis fotovoltaicos para autoconsumo da unidade industrial.

Também na construção da estrutura fabril existiram um conjunto de preocupações em relação ao conforto térmico e privilegiada iluminação natural, nomeadamente a colocação de claraboias de desenfumagem translúcidas de grande dimensão, grandes áreas envidraçadas e grelhas de ventilação laterais que favorecem uma poupança de energia constante. 

A cerimónia de entrega de prémios desta 10.ª edição decorreu no passado dia 22 de novembro na presença do Presidente do Conselho de Administração da Grestel – Eng.º Miguel Casal, e do Diretor Fabril – Eng.º Carlos Pinto. A Grestel orgulha-se deste prémio, considerando-o como um fator distintivo e de reconhecimento do seu posicionamento enquanto organização responsável e empenhada num crescimento sustentado. Em pleno funcionamento desde o início do ano, a terceira unidade fabril veio permitir à empresa aumentar a sua capacidade de produção com consideráveis melhorias nos domínios da eficiência energética e qualidade ambiental bem como a criação de mais de uma centena de novos postos de trabalho na região, mantendo vagas abertas em diferentes áreas. 

Copyright (c) 2017 Grestel | Powered by PontoC