Grestel personaliza fachada de azulejos da nova casa das associações em Aveiro

É a primeira vez que a Grestel desenha e fabrica azulejos em grés fino para um projeto de intervenção urbana, realizado em parceria com a Confraria dos Ovos Moles, a Confraria de S. Gonçalo, a ADERAV e outras empresas.

Este projeto teve como objetivo a valorização do edifício através da transformação da fachada com recurso a azulejos personalizados e com relevo, preservando a tradição da azulejaria portuguesa, ainda bem presente na arquitetura da cidade.

Sob a insígnia COSTA NOVA, a principal marca própria da Grestel, nasceram três azulejos representativos de cada uma das associações que passaram a ter a sua sede nesse espaço. Todos os azulejos foram produzidos em Eco Gres®, uma pasta cerâmica inovadora e completamente sustentável, feita a partir de materiais reciclados, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e de outras indústrias.

A intervenção na fachada deste edifício histórico é já um ponto de interesse para os habitantes locais e poderá tornar-se num caso sério de atração turística da cidade, conhecida pela sua tradição cerâmica e arquitetura em azulejaria portuguesa.

Um projeto pioneiro que alia a promoção e preservação cultural da cidade à sustentabilidade, e que poderá resultar num novo nicho de negócio para a Grestel – “Costa Nova Ecotiles em Eco Gres” - a criação de azulejos cerâmicos para o setor da construção, feitos a partir de grés reciclado e totalmente sustentáveis.

A nova sede da Confraria dos Ovos Moles, Confraria de São Gonçalo e ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, foi inaugurada no passado sábado, dia 15 de janeiro e situa-se no Número 27 da Rua Homem Cristo Filho, 3810-120 Aveiro.