O projeto Ecogres® venceu o prémio na categoria de economia circular, entre inúmeros candidatos.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Pestana Cidadela em Cascais no passado dia 8 de Abril e a Grestel foi representada pela Diretora de Marketing, Liliana Cachim, que recebeu o prémio. O Prémio Nacional de Sustentabilidade é uma iniciativa do Jornal de Negócios com o alto patrocínio da Presidência da República.
Este é um prémio que visa reconhecer empresas e organizações que se destacam pelo seu desempenho e boas práticas de sustentabilidade em três principais áreas: ambiental, social e de governação (ESG). O projeto Ecogres® foi foi distinguido vencedor na categoria de Economia Circular.
A esta categoria eram candidatos «iniciativas, serviços e produtos que resultam em inovação nas áreas da conceção , design, produção, distribuição e consumo, através da aplicação dos princípios de economia circular ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo a recolha, reutilização, tratamento/reparação, upgrade , renovação, reciclagem e reaproveitamento*.»
Helena Pereira (Presidente da Fundação Ciência e Tecnologia) presidiu o Júri desta categoria, composto por nomes sonantes da economia nacional, como António Nogueira Leite (Economista), Isabel Furtado (Presidente da Direção COTEC Portugal), Luís Filipe Castro Henriques (presidente da AICEP) e Paulo Lemos (ex- Secretário de Estado do Ambiente), entre outras figuras de destaque.
Liliana Cachim refere a importância desta distinção, na medida em que a Grestel trabalha «diariamente, projeto a projeto, com enorme preocupação com a circularidade e a sustentabilidade. Desde a criação do ecogres, que pretende liderar a mudança na louça de mesa, ao ecodesign, a práticas sociais, ambientais e de eficiência energética, a preocupação de todos na empresa é contribuir para uma indústria cerâmica mais sustentável.»
*In «Ousar Fazer Diferente», revista do Jornal de Negócios.