Eficiência Energética - Grestel Unidade 1
A intervenção a realizar consiste na implementação de ações que visam aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas, contribuindo assim para a promoção da eficiência energética das empresas e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética. O projeto permitirá a utilização racional de energia, reduzir as emissões de carbono, consumos energéticos e os custos de exploração/manutenção associados, indo de encontro à redução no consumo de energia primária.
A proposta de intervenção, ao nível das medidas de eficiência energética previstas em sede de auditoria energética “ex-ante”, em consonância com a estimativa orçamental caracteriza-se pela implementação de intervenções nos processos produtivos da empresa, nomeadamente:
• Recuperação do ar de arrefecimento do forno intermitente n.º 1 para o secador.
• Instalação de um sistema de furtos calibrados de controlo dos queimadores do forno intermitente n.º 1.
O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria/aumento do desempenho energético e na otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos nas infraestruturas e/ou equipamentos existentes na empresa.
Eficiência Energética - Grestel Unidade 2
A intervenção a realizar consiste na implementação de ações que visam aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas, contribuindo assim para a promoção da eficiência energética das empresas e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética. O projeto permitirá a utilização racional de energia, reduzir as emissões de carbono, consumos energéticos e os custos de exploração/manutenção associados, indo de encontro à redução no consumo de energia primária.
A proposta de intervenção, ao nível das medidas de eficiência energética previstas em sede de auditoria energética “ex-ante”, em consonância com a estimativa orçamental caracteriza-se pela implementação de intervenções nos processos produtivos da empresa, nomeadamente:
• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 3 para o secador da roller de pratos.
• Instalação de um VEV (Variador Eletrónico de Velocidade) no motor do ventilador do de extração de gases do forno túnel da Grestel 2.
• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 2 para estufa de secagem.
• Substituição da mobília refratária das vagonas por mobília refratária de baixa massa térmica (trempes de carboneto de silício e placas de cordierite) do forno túnel da Grestel 2.
• Instalação de ventiladores de distribuição de ar quente na olaria por forma a desligar 2 dos 4 geradores de ar quente.
O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria/aumento do desempenho energético e na otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos nas infraestruturas e/ou equipamentos existentes na empresa.
Internacionalização
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Internacionalização passa por fortalecer o posicionamento das Marcas Grestel, através do lançamento de uma nova marca que irá preencher uma lacuna de posicionamento. A nova marca própria será desenvolvida para o segmento de mercado de loiças de mesa, utilitárias e decorativas, com look "Casual" & "American Way", com uma brand promise de respeito pela "Tradição centenária de fabrico em Portugal".
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados, é objetivo da Grestel apostar nas vendas das marcas próprias, consolidando a sua estratégia de vendas para os mercados externos, tornando-se essencial a aposta na diversificação dos mercados, com vista à diminuição da dependência claramente demonstrada do mercado private label e em um grupo restrito de grandes clientes (clientes de referência).
Qualificação
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Qualificação compreende o fortalecimento competitivo da Grestel, colocando-a como um player de referência a nível mundial e encontra-se sustentado por medidas de investimento adicionais em Inovação e Internacionalização.
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Este projeto visa o reforço das capacidades de organização e gestão da Grestel, no qual se inclui o investimento no desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva e sistemas modernos de distribuição e logística, bem como na utilização de tecnologias de informação e comunicação e no aprofundamento da presença na economia digital / web. Pretende-se assim a qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização da Grestel com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados.
Inovação (Grestel 2020)
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Inovação compreende a criação de uma nova unidade industrial Grestel III, inovadora e distintiva pela ecoeficiência e eficiência operacional, e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da empresa em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
A Grestel II será vocacionada para pequenas séries, dotada de extrema flexibilidade operacional, e a Grestel III, unidade a criar, pretende ser particularmente vocacionada para produtos de maior volume de vendas materializando a orientação estratégica de alavancar o private label. Pretende-se assim aumentar a capacidade e a flexibilidade da produção para responder aos pedidos de clientes com margens mais interessantes (marcas próprias). Usufruindo da familiaridade dos EUA com a cerâmica portuguesa para a aceder a novos clientes de referência, a Grestel planeia consolidar assim este mercado (relevante em termos históricos e onde os nichos de mercado são de dimensão elevada e com margens importantes), bem como apostar em outros países para alcançar novos clientes, igualmente de relevância mundial.
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
O projeto GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular visa aumentar a capacidade de produção, através da realização de um conjunto diverso de investimentos com o propósito de promover a adoção dos princípios da Indústria 4.0 e da Economia Circular nos processos, produtos e modelos de negócio, pelas práticas de inovação, eco eficiência, aplicação de sistemas avançados de informação e da conetividade entre sistemas e pessoas.
O investimento a realizar, que pretende contribuir para o reforço da competitividade da empresa, irá incidir sobre as seguintes áreas de intervenção:
- Aumento da capacidade e inovação ECOGRES;
- Redução do time-to-market e integração de fluxos de informação entre mercado e a produção;
- Sistemas avançados de informação e conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas;
- Transição para uma economia circular, incluindo transição energética e gestão ambiental.
Com a concretização dos investimentos previstos neste projeto, espera-se:
- Eliminar o estrangulamento capacitivo existente nos estabelecimentos constituídos pelas unidades 1 e 2/3,
adotando tecnologias do paradigma da Economia 4.0;
- Aprofundar a transição digital do modelo de negócio, particularmente nas marcas próprias, ao incluir tecnologias core i4.0 no seu modelo de negócio, criando e liderando o paradigma do tableware/kitchenware 4.0;
- Intensificar métodos de produção que contribuam significativamente para a transição para uma Economia Circular através de ações que visam minimizar o consumo de recursos, a transição energética para fontes renováveis, a reutilização de resíduos e à reincorporação de subprodutos / resíduos de outras industrias como matérias-primas.
A intervenção a realizar consiste na implementação de ações que visam aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas, contribuindo assim para a promoção da eficiência energética das empresas e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética. O projeto permitirá a utilização racional de energia, reduzir as emissões de carbono, consumos energéticos e os custos de exploração/manutenção associados, indo de encontro à redução no consumo de energia primária.
A proposta de intervenção, ao nível das medidas de eficiência energética previstas em sede de auditoria energética “ex-ante”, em consonância com a estimativa orçamental caracteriza-se pela implementação de intervenções nos processos produtivos da empresa, nomeadamente:
• Recuperação do ar de arrefecimento do forno intermitente n.º 1 para o secador.
• Instalação de um sistema de furtos calibrados de controlo dos queimadores do forno intermitente n.º 1.
O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria/aumento do desempenho energético e na otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos nas infraestruturas e/ou equipamentos existentes na empresa.
A intervenção a realizar consiste na implementação de ações que visam aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo nas empresas, contribuindo assim para a promoção da eficiência energética das empresas e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética. O projeto permitirá a utilização racional de energia, reduzir as emissões de carbono, consumos energéticos e os custos de exploração/manutenção associados, indo de encontro à redução no consumo de energia primária.
A proposta de intervenção, ao nível das medidas de eficiência energética previstas em sede de auditoria energética “ex-ante”, em consonância com a estimativa orçamental caracteriza-se pela implementação de intervenções nos processos produtivos da empresa, nomeadamente:
• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 3 para o secador da roller de pratos.
• Instalação de um VEV (Variador Eletrónico de Velocidade) no motor do ventilador do de extração de gases do forno túnel da Grestel 2.
• Recuperação do ar de arrefecimento final do forno túnel da Grestel 2 para estufa de secagem.
• Substituição da mobília refratária das vagonas por mobília refratária de baixa massa térmica (trempes de carboneto de silício e placas de cordierite) do forno túnel da Grestel 2.
• Instalação de ventiladores de distribuição de ar quente na olaria por forma a desligar 2 dos 4 geradores de ar quente.
O objetivo da operação proposta consubstancia-se na melhoria/aumento do desempenho energético e na otimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e ao nível de sistemas de suporte aos processos produtivos nas infraestruturas e/ou equipamentos existentes na empresa.
Internacionalização
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Internacionalização passa por fortalecer o posicionamento das Marcas Grestel, através do lançamento de uma nova marca que irá preencher uma lacuna de posicionamento. A nova marca própria será desenvolvida para o segmento de mercado de loiças de mesa, utilitárias e decorativas, com look "Casual" & "American Way", com uma brand promise de respeito pela "Tradição centenária de fabrico em Portugal".
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados, é objetivo da Grestel apostar nas vendas das marcas próprias, consolidando a sua estratégia de vendas para os mercados externos, tornando-se essencial a aposta na diversificação dos mercados, com vista à diminuição da dependência claramente demonstrada do mercado private label e em um grupo restrito de grandes clientes (clientes de referência).
Qualificação
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Qualificação compreende o fortalecimento competitivo da Grestel, colocando-a como um player de referência a nível mundial e encontra-se sustentado por medidas de investimento adicionais em Inovação e Internacionalização.
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Este projeto visa o reforço das capacidades de organização e gestão da Grestel, no qual se inclui o investimento no desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva e sistemas modernos de distribuição e logística, bem como na utilização de tecnologias de informação e comunicação e no aprofundamento da presença na economia digital / web. Pretende-se assim a qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização da Grestel com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados.
Inovação (Grestel 2020)
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Inovação compreende a criação de uma nova unidade industrial Grestel III, inovadora e distintiva pela ecoeficiência e eficiência operacional, e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da empresa em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
A Grestel II será vocacionada para pequenas séries, dotada de extrema flexibilidade operacional, e a Grestel III, unidade a criar, pretende ser particularmente vocacionada para produtos de maior volume de vendas materializando a orientação estratégica de alavancar o private label. Pretende-se assim aumentar a capacidade e a flexibilidade da produção para responder aos pedidos de clientes com margens mais interessantes (marcas próprias). Usufruindo da familiaridade dos EUA com a cerâmica portuguesa para a aceder a novos clientes de referência, a Grestel planeia consolidar assim este mercado (relevante em termos históricos e onde os nichos de mercado são de dimensão elevada e com margens importantes), bem como apostar em outros países para alcançar novos clientes, igualmente de relevância mundial.
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
O projeto GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular visa aumentar a capacidade de produção, através da realização de um conjunto diverso de investimentos com o propósito de promover a adoção dos princípios da Indústria 4.0 e da Economia Circular nos processos, produtos e modelos de negócio, pelas práticas de inovação, eco eficiência, aplicação de sistemas avançados de informação e da conetividade entre sistemas e pessoas.
O investimento a realizar, que pretende contribuir para o reforço da competitividade da empresa, irá incidir sobre as seguintes áreas de intervenção:
- Aumento da capacidade e inovação ECOGRES;
- Redução do time-to-market e integração de fluxos de informação entre mercado e a produção;
- Sistemas avançados de informação e conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas;
- Transição para uma economia circular, incluindo transição energética e gestão ambiental.
Com a concretização dos investimentos previstos neste projeto, espera-se:
- Eliminar o estrangulamento capacitivo existente nos estabelecimentos constituídos pelas unidades 1 e 2/3,
adotando tecnologias do paradigma da Economia 4.0;
- Aprofundar a transição digital do modelo de negócio, particularmente nas marcas próprias, ao incluir tecnologias core i4.0 no seu modelo de negócio, criando e liderando o paradigma do tableware/kitchenware 4.0;
- Intensificar métodos de produção que contribuam significativamente para a transição para uma Economia Circular através de ações que visam minimizar o consumo de recursos, a transição energética para fontes renováveis, a reutilização de resíduos e à reincorporação de subprodutos / resíduos de outras industrias como matérias-primas.
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Internacionalização passa por fortalecer o posicionamento das Marcas Grestel, através do lançamento de uma nova marca que irá preencher uma lacuna de posicionamento. A nova marca própria será desenvolvida para o segmento de mercado de loiças de mesa, utilitárias e decorativas, com look "Casual" & "American Way", com uma brand promise de respeito pela "Tradição centenária de fabrico em Portugal".
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados, é objetivo da Grestel apostar nas vendas das marcas próprias, consolidando a sua estratégia de vendas para os mercados externos, tornando-se essencial a aposta na diversificação dos mercados, com vista à diminuição da dependência claramente demonstrada do mercado private label e em um grupo restrito de grandes clientes (clientes de referência).
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Qualificação compreende o fortalecimento competitivo da Grestel, colocando-a como um player de referência a nível mundial e encontra-se sustentado por medidas de investimento adicionais em Inovação e Internacionalização.
Este projeto é complementar à criação de um novo e inovador estabelecimento (eficiência operacional e ecoeficiência - Grestel III) e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da Grestel em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos (eliminando a necessidade recorrente de subcontratação de produção) e suportar a aposta em marcas próprias.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
Este projeto visa o reforço das capacidades de organização e gestão da Grestel, no qual se inclui o investimento no desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva e sistemas modernos de distribuição e logística, bem como na utilização de tecnologias de informação e comunicação e no aprofundamento da presença na economia digital / web. Pretende-se assim a qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização da Grestel com o intuito de consolidar os mercados onde opera, reforçar as vendas e criar visibilidade nos mercados externos, para conquistar novos mercados.
Inovação (Grestel 2020)
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Inovação compreende a criação de uma nova unidade industrial Grestel III, inovadora e distintiva pela ecoeficiência e eficiência operacional, e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da empresa em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
A Grestel II será vocacionada para pequenas séries, dotada de extrema flexibilidade operacional, e a Grestel III, unidade a criar, pretende ser particularmente vocacionada para produtos de maior volume de vendas materializando a orientação estratégica de alavancar o private label. Pretende-se assim aumentar a capacidade e a flexibilidade da produção para responder aos pedidos de clientes com margens mais interessantes (marcas próprias). Usufruindo da familiaridade dos EUA com a cerâmica portuguesa para a aceder a novos clientes de referência, a Grestel planeia consolidar assim este mercado (relevante em termos históricos e onde os nichos de mercado são de dimensão elevada e com margens importantes), bem como apostar em outros países para alcançar novos clientes, igualmente de relevância mundial.
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
O projeto GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular visa aumentar a capacidade de produção, através da realização de um conjunto diverso de investimentos com o propósito de promover a adoção dos princípios da Indústria 4.0 e da Economia Circular nos processos, produtos e modelos de negócio, pelas práticas de inovação, eco eficiência, aplicação de sistemas avançados de informação e da conetividade entre sistemas e pessoas.
O investimento a realizar, que pretende contribuir para o reforço da competitividade da empresa, irá incidir sobre as seguintes áreas de intervenção:
- Aumento da capacidade e inovação ECOGRES;
- Redução do time-to-market e integração de fluxos de informação entre mercado e a produção;
- Sistemas avançados de informação e conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas;
- Transição para uma economia circular, incluindo transição energética e gestão ambiental.
Com a concretização dos investimentos previstos neste projeto, espera-se:
- Eliminar o estrangulamento capacitivo existente nos estabelecimentos constituídos pelas unidades 1 e 2/3,
adotando tecnologias do paradigma da Economia 4.0;
- Aprofundar a transição digital do modelo de negócio, particularmente nas marcas próprias, ao incluir tecnologias core i4.0 no seu modelo de negócio, criando e liderando o paradigma do tableware/kitchenware 4.0;
- Intensificar métodos de produção que contribuam significativamente para a transição para uma Economia Circular através de ações que visam minimizar o consumo de recursos, a transição energética para fontes renováveis, a reutilização de resíduos e à reincorporação de subprodutos / resíduos de outras industrias como matérias-primas.
GRESTEL 2020 - Expansão, eficiência operacional, marcas próprias e ecoeficiência
O objetivo do projeto de Inovação compreende a criação de uma nova unidade industrial Grestel III, inovadora e distintiva pela ecoeficiência e eficiência operacional, e o aumento da capacidade por via da eficiência operacional do estabelecimento Grestel II, em função da necessidade da empresa em satisfazer a crescente procura internacional dos seus produtos.
Com esta aposta a empresa pretende promover a sustentabilidade do negócio face às ameaças da envolvente e da atividade comercial excessivamente concentrada em private label, aproveitando as oportunidades de mercado que lhe surgem complementadas pelos resultados das atividades recentes de I&D, nomeadamente através dos projetos de I&DT desenvolvidos com sucesso que permitem a inovação ao nível dos processos e produtos (nomeadamente o "Color Grés", "+ECOGrés", "INDUCER" e "Vidrado X").
A Grestel II será vocacionada para pequenas séries, dotada de extrema flexibilidade operacional, e a Grestel III, unidade a criar, pretende ser particularmente vocacionada para produtos de maior volume de vendas materializando a orientação estratégica de alavancar o private label. Pretende-se assim aumentar a capacidade e a flexibilidade da produção para responder aos pedidos de clientes com margens mais interessantes (marcas próprias). Usufruindo da familiaridade dos EUA com a cerâmica portuguesa para a aceder a novos clientes de referência, a Grestel planeia consolidar assim este mercado (relevante em termos históricos e onde os nichos de mercado são de dimensão elevada e com margens importantes), bem como apostar em outros países para alcançar novos clientes, igualmente de relevância mundial.
GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular
O projeto GRESTEL ECi4.0: Transição Digital e Adoção de Princípios da Economia Circular visa aumentar a capacidade de produção, através da realização de um conjunto diverso de investimentos com o propósito de promover a adoção dos princípios da Indústria 4.0 e da Economia Circular nos processos, produtos e modelos de negócio, pelas práticas de inovação, eco eficiência, aplicação de sistemas avançados de informação e da conetividade entre sistemas e pessoas.
O investimento a realizar, que pretende contribuir para o reforço da competitividade da empresa, irá incidir sobre as seguintes áreas de intervenção:
- Aumento da capacidade e inovação ECOGRES;
- Redução do time-to-market e integração de fluxos de informação entre mercado e a produção;
- Sistemas avançados de informação e conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas;
- Transição para uma economia circular, incluindo transição energética e gestão ambiental.
Com a concretização dos investimentos previstos neste projeto, espera-se:
- Eliminar o estrangulamento capacitivo existente nos estabelecimentos constituídos pelas unidades 1 e 2/3,
adotando tecnologias do paradigma da Economia 4.0;
- Aprofundar a transição digital do modelo de negócio, particularmente nas marcas próprias, ao incluir tecnologias core i4.0 no seu modelo de negócio, criando e liderando o paradigma do tableware/kitchenware 4.0;
- Intensificar métodos de produção que contribuam significativamente para a transição para uma Economia Circular através de ações que visam minimizar o consumo de recursos, a transição energética para fontes renováveis, a reutilização de resíduos e à reincorporação de subprodutos / resíduos de outras industrias como matérias-primas.